terça-feira, 2 de março de 2010

Libello e paleografia

À primeira vista, os dois tópicos deste título podem não ter muito a ver com o objectivo deste blog, mas até têm.

Libello:

Foi-me pedido por um amigo para transcrever um documento antigo, de 1666, dado o estado de degradação, o tipo de letras e a grafia usada na época, o estado da língua portuguesa e algumas manchas de tinta e até do tempo em si, o dito documento, era um pouco díficil de perceber.
Tratava-se de um documento do Santo Ofício da Inquisição, de 44 páginas, que detalha todo um processo de um residente de Vila Nova de Outil, que ajudara três senhoras, cristãs-novas a fugir de Montemor-o-velho para Lisboa, fugidas desta mesma Inquisição para não serem presas por crime de Judaísmo.
Ora nesse documento encontrei uma peça processual interessante que então se chamava o "Libello". Pesquisei um pouco mais, para perceber o que era então um "Libello".

O libelo tratava-se de uma peça processual acusatória (pedido ou requerimento) feito pelo equivalente do Ministério Público, que tinha como intuito expor o facto criminoso, indicando o nome do réu, circunstâncias agravantes e razões que poderiam influenciar na fixação da sua pena, tendo em vista o pedido de sua condenação, não podendo obviamente divergir da pronúncia.

LIBELO, do latim libellus, em Direito Penal é a exposição escrita e articulada do facto criminoso e de todas as suas circunstâncias, concluído pelo pedido da pena a que o réu deve ser condenado.

Libelo pode ser também um artigo escrito com caráter satírico ou difamatório, um panfleto. Para os antigos romanos era uma declaração, atestado, certificado, solicitação, súplica, etc. - por escrito. Os primeiros jornais de que se tem conhecimento tinham um forte carácter panfletário e eram chamados de libelos.

Paleografia:

Quem diria que esta imagem à esquerda, de 1666, representa a palavra "Jezus"?
Poucos, certamente.A "arte" de conseguir ler, decifrar, transcrever, textos antigos, livros, inúmeras abreviaturas, é a paleografia.

Há cerca de um ano comecei a tentar interpretar textos deste tipo, documentos bastante danificados, registos paroquiais com 300 ou 400 anos, e tornou-se um hobby, um divertimento e até mesmo um desafio.

Paleografia, que vem do grego Paleos (παλαιός) e Grafia (γραφή), ou Escrita Antiga, é o estudo de textos e manuscritos antigos e medievais. A paleografia estuda a origem, a forma e a evolução da escrita, em qualquer suporte físico onde foi registada.

A imagem seguinte apresenta alguns exemplos de paleografia portuguesa antiga, ou simplemente a maneira como se escreviam as letras do alfabeto. Curioso hein?



2 comentários: