terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gesteira: Caracterização


Exibir mapa ampliado

Como o prometido é devido, aqui vai.

Localização:
A Gesteira faz parte da freguesia da Sanguinheira, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra. Fica portanto situada na região da Beira Litoral, na Gândara, distando 30 km de Coimbra, 10 Km de Cantanhede e cerca de 10 Km do Oceano Atlântico. As coordenadas da aldeia são 40,33 Norte, 8,70 Oeste. A extensão da aldeia é de aproximadamente 4 Km2.

Demografia:
A aldeia, que pertenceu à freguesia de Cadima até 1986 (ano em que a Sanguinheira passou a ser freguesia), tem hoje cerca de 80 casas, com perto de 250 habitantes, sendo a mais populosa aldeia da freguesia da Sanguinheira. Tendo uma mistura de população envelhecida e população jovem que tem cada vez mais tendência para se instalar nas cidades próximas. A aldeia tem uma larga diáspora de emigrantes espalhados pelo mundo, principalmente: França, Suiça, Luxemburgo, Brasil, Canada.

Origens:
Quanto às origens da aldeia, pouco se sabe ainda, mas em 1695 já a aldeia teria quase 50 habitantes, o nome deverá ter origem numa extensão que giestas que outrora existiram na zona, aliás, encontram-se documentos do século XVII onde a aldeia é denominada de Giesteira. Muitas vezes a Gesteira foi também associada a algumas áreas agrícolas envolventes sem grande importância populacional, como são a Sequilha (conhecida popularmente como Esquilha) e o Sanguinhal (conhecido popularmente como Sanhal), esta última chegou a ser uma área com alguns moínhos e casas onde viveram algumas famílias no século XVIII.

Economia:
A aldeia sempre dependeu muito das extensões agrícolas, tendo actualmente uma dezena de pequenas empresas nos sectores primário, secundário e terciário. A principal ocupação dos habitantes continua, no entanto, a ser a agricultura, e em muitos casos ainda, a agricultura de subsistência.
A Gesteira possui ainda algumas extensões de pinhal, de onde os resineiros já extraíram muita resina. Houve também até há uns 20 anos atrás algumas extensões de laranjais que forneciam alguns comerciantes da região centro. As culturas mais comuns nas suas terras de areia clara e leve são principalmente: milho, batata e feijão. Pecuária e produção de leite são também uma actividade muito comum.

Pontos de interesse:
Os “pontos de interesse” da aldeia são a escola primária (na parte norte), a fonte (junto à escola primária) e umas alminhas que ficam no centro da aldeia. Existem ainda algumas casas com cerca de 100 anos na aldeia, e que apresentam um pouco da arquitectura habitacional da região.
A escola EB1 da Gesteira (http://www.eb1-gesteira.rcts.pt), cosntruída em 1960, deverá cessar operações em 2012 dado o limitado número de alunos.

A aldeia tem também um pequeno café na rua Principal (outrora operado pela saudosa Ti Vénia) e outro na parte sul da aldeia na rua Bairro Novo. Havia, até há cerca de 20 anos, duas ordenhas na aldeia, que foram abandonadas e a recolha de leite faz-se actualmente num posto de recolha no centro da aldeia. Existe também uma pequena ribeira que nasce na fonte e que é alimentada por pequenos olhos de água perto da fonte, mas que tem um caudal muito reduzido. Esta ribeira, correndo para norte, chegou outrora a percorrer a Sequilha e misturar-se com a água dos Olhos da Fervença.

PS: comentários, sugestões e correcções são muito bem vindas para poder melhorar esta recolha de informação, que representa a minha visão pessoal da aldeia. Obrigado! Última actualização Fevereiro de 2010.

1 comentário:

  1. Prometo que vou ler com mais atenção a caracterização da nossa Aldeia Gesteira.

    ResponderEliminar