sexta-feira, 12 de março de 2010

Baú da Gesteira: Venda de terreno em 1823

Este documento, redigido no verso do passaporte de Jozé Teixeira, quando este se preparava para ir trabalhar para Lisboa, é uma "escritura" de terreno.

Em Agosto de 1823, António Teixeira, viúvo, morador na Sanguinheira, vende um terreno "no mato" chamado a terra do Carreiro ou Carreira, a Jozé Teixeira. Este terreno fica na Sequilha, na parte norte da Gesteira. Ao que parece o próprio Jozé Teixeira já possuía um terreno a nascente (Este) deste, e para poente (Oeste) o terreno pertencia a Manoel de Oliveira Batata. O terreno em causa foi vendido por 700 Reis.

A transcrição que pude fazer desta escritura é a seguinte:
«Por este e a meu hoge feito por mim asignado comfeso eu Antonio Theixeira viuvo morador na Sanguinheira de Cima deste couto de Cadima termo da vila de Montemor o novo que he verdade que eu de minha propria e livre vontade e sem comtrangimento de pesoa alguma que para isto me obriguase nem demovese vendi e como de feito tenho vendido de hoje para todo o sempre a Joze Theixeira e a sua mulher moradores na Gesteira do mesmo couto e termo acima dito a saber lhe vendi tudo que me pertence no mato chamado a terra do carreiro no citio da Sequilha que parte da nacente com erdeiros do mesmo e mulher e do poem com erdeiros de Manoel de Oliveira Batata isto lhe vendi em preço certo e decretado de setecentos Reis os coais recebi eu vendedor da mam dos ditos compradores e por este lhe dou toda pose e dominio com emtradas e seis das novas e velhas para estes e seus erdeiros que por eles vierem como eu o tenho posuido e por isto asim ser quero que este valha em juizo e fora dele como se fose huma escritura e para esta venda fazer boa obrigo ? pesoa e bens asim ? como de mais assidos e futuros e por isto ser verdade pedi e hajuiza Joze Jorge da Cruz da Sanguinheira que este por mim fizese e comigo? asignase sendo mais ? que prezente estava no fazer deste Manoel de Oliveira Brado o moço feito hoje 3 de agosto de 1823 as. De Antonio Theixeira vendedor De Manoel de Oliveira tª

Eu Joze Jorge da Cruz este fis como tª asignei»

Sem comentários:

Enviar um comentário