terça-feira, 2 de março de 2010

Hoje e amanhã: O primeiro Gandarês a ter a Lua nas mãos

Fui criado na Gesteira, pelo menos até aos meus 13-14 anos, altura em que tive de cortar o cordão umbilical e ir estudar para Coimbra. No ano seguinte emigrava junto com os meus pais e irmãs para o Canadá, mais uma ruptura, mais uma aventura.

Regressei definitivamente à terra Gandaresa em 2001, onde ainda hoje vou aos fins de semana. Mas afinal quem sou eu? Nada mais nada menos que o primeiro Gandarês a ter transportado um pedaço da Lua, a ter protegido durante dois dias um fragmento lunar de valor inestimável.

Tudo começou em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o Museu da Ciência da velhinha Universidade de Coimbra (no antigo Laboratório Chimico) conseguira o empréstimo, por parte da NASA, de um fragmento de rocha Lunar (sim, da Lua) para abrilhantar uma exposição relacionada com o Ano Internacional da Astronomia.

Dada a relação da empresa onde trabalho (sem publicidade) com a Universidade e com Coimbra, bem como a vocação da empresa para a ciência, decidimos participar no evento ao garantir a recolha do pedaço da Lua, e depois o retorno do mesmo, passado 3 meses ao Johnson Space Center da NASA, em Houston.

Depois de tratados os detalhes da viagem, enviados todos os dados necessários para fazer a recolha e aceites as condições da NASA, lá fui eu recolher o fragmento da lua aos Estados Unidos.

Como responsável pelo transporte do “calhau” teria de ter em minha posse, durante todo o tempo, de documentos oficiais da NASA, e nunca me poderia separar do fragmento da Lua durante a viagem, e até que esta estivesse devidamente depositada num cofre do museu, foram portanto 21 horas sem dormir, Houston-Paris e depois Paris-Lisboa. Finalmente, Lisboa-Coimbra de comboio como etapa final.

No sentido inverso, em Julho, fui de Coimbra para Lisboa de comboio, depois para Londres, e de Londres para Houston, onde quase não passava a Alfândega, não é normal andar um Gandarês com um pedaço da Lua a tentar entrar nos Estados Unidos da América! Mas lá se resolveu a questão, chamando o responsável da Alfândega.

Lembro-me claramente da minha primeira viagem à Lua, com uns 5 anos, sentado num tronco de pinheiro, que serviu de nave espacial, nada do que se passava à minha volta importava, de tão emprenhado que estava em chegar com segurança ao satélite natural da Terra. Mas era apenas um sonho de criança. Com certeza, nessa altura, não imaginaria que hoje já teria visitado a NASA quase uma dezena de vezes... Muito menos que teria sido responsável por garantir a segurança de um fragmento da Lua e do transportar comigo durante tantas horas.

A “pedra” em questão foi recolhida por James Irwin durante a missão Apollo 15 (26 de Julho a 7 de Agosto de 1971), considerada pela NASA a missão tripulada mais bem sucedida de sempre.
Durante a missão Apollo 15 foi realizada uma experiência que confirmou a teoria de Galileu acerca da queda dos graves: sem o efeito da atmosfera, uma pena e um martelo largados em simultâneo atingem o solo ao mesmo tempo.

A “pedra” é um fragmento da rocha original, que quando foi trazida para a Terra, pesava 2,672 quilogramas. A amostra é um basalto lunar, que têm cerca de 3.300 milhões de anos, mais antigos do que 98% de todas as rochas da superfície da Terra.

Terei sido o primeiro Gesteirense, o primeiro Gandarês e quem sabe até o primeiro Português a ter tido a Lua nas mãos! A quem dou a Lua?

Sem comentários:

Enviar um comentário