segunda-feira, 14 de março de 2011

Baú da Gesteira: Chico Maricato

O Sr. Luís de Jesus, de Aljuriça, publica mensalmente uma crónica cultural denominada Catina Mundi. Catina era o nome romano da Cadima, e o nosso autor é ainda a face da casa do México em Aljuriça.

No boletim de Fevereiro o Sr. Luís de Jesus faz referência a uma personagem Gesteirense, com certeza conhecida de muitos de nós ainda:

O número de pobres que vagueavam pelas aldeias  e feiras quinzenais e mensais de Cantanhede, Arazede, Tocha, Guímera e Portomar era numeroso, recebiam tostões, boroa cheia de bolor e sobras de comida. Nas feiras não faltavam  ceguinhos badalando literatura de cordel , guiados por um moço. Como a maioria dos mendigos não tinha família, eira nem beira, dormitavam em cabanas, palhotas e casitas abandonadas. Dos pobrezinhos que conheci, vindos de várias terras gandarezas , recordo o  Chico Maricato ”o  filósofo andante” que tinha como companhia um cão rafeiro. Oriundo do lugar de Gesteira, ainda que não soubesse ler nem escrever, sabia conversar  com tino e leveza. O Chico Maricato deixou este mundo cruel a finais dos anos 90. Morreu na Praia da Tocha, junto ao mar. O seu fiel amigo permaneceu  junto do cadáver.

O ti Chico Maricato é apenas mais uma das personagens Gesteirenses que fica para a história e que representa a dualidade desta terra.

1 comentário:

  1. Conheci o Chico Maricato.

    Tinha uma outra alcunha, e com há época a pobreza ou pouca riqueza era medida pelas aguilhadas de terra, ele não era nem mais pobre nem mais rico que o seu irmão.
    Tinha só uma forma de viver e de pensar a vida bem diferente do habitual, daí tamb´em lhe chamarem o Tolo do Maricato.
    Não morreu nos fins do idos 90, mas sim há mais tempo.

    Uma estava nos Palheiros da Tocha a comer petinga assada da rapola, sem pão, sem broa, quando o sr. Neco Nogueira lhe pergunto, Chico então comes a petinga sem azeite? Ao que ele respondeu quando o peixe é bom não precisa de azeite, e quando é fraco não o merece.

    O Chico sabia ler.

    ResponderEliminar