quarta-feira, 5 de maio de 2010

Baú da Gesteira: Fósseis da nossa terra

Este tópico é um pouco diferente, e com a preciosa ajuda dos professores Pedro Callapez e João Oliveira da Universidade de Coimbra e do site fossil.uc.pt, consigo aqui relatar informações mais precisas sobre alguns fósseis encontrados em terras da Gesteira.

Os fósseis em questão são marinhos e remontam à Era Mesozóica, Período Cretácico, mais concretamente ao início do Cretácico superior. Neste intervalo da história da Terra, há cerca de 98 milhões de anos, o nível da superfície dos oceanos atingiu cerca de 200 a 250 m acima da sua cota actual, submergindo vastas áreas marginais e do interior dos continentes. A actual Europa estava reduzida a um conjunto de ilhas, entre as quais a Ibéria. Onde estão hoje a Estremadura e a Beira Litoral existia uma vasta plataforma marinha com condições tropicais e inúmeros recifes. Os seus vestígios encontram-se entre os paralelos de Aveiro e de Lisboa, incluindo a Gândara e a Bairrada. Nestas regiões observam-se pequenos afloramentos, como os da Tocha, Mamarrosa, Enxofães, Lapa e Barcouço-Pisão. Consistem em calcários e margas fossilíferos.

As primeiras fotos mostram um molde interno de Tylostoma ovatum, um gastrópode ou búzio marinho.

Este fóssil, foi encontrado nos anos 80 do século passado, numa área de pinhal a norte da Gesteira, estando na altura incluído numa rocha maior, da qual eu o retirei danificando um pouco o fóssil como se pode verificar pelas fotos.


Os outros fósseis representam duas valvas de moluscos bivalves, parentes dos mexilhões actuais. A grande é um excelente exemplar de Pseudoptera anómala e a pequena um Septifer lineatus.

Estes foram fotografados recentemente numa "pedra" de cerca de 1m de comprimento por 20cm de largura, retiradas da terra há menos tempo aquando da abertura de um poço, também na parte norte da Gesteira. Esta "pedra" foi retirada de uma profundidade que não chegava aos 10 m.

Estas "descobertas" demonstram que esta região foi outrora coberta por um Oceano, e com imensas criaturas marinhas, a foto anterior mostra uma enorme quantidade de bivalves, e estado esta enterrada a menos de 10 metros de profundidade, poderá imaginar-se que estes últimos 95 milhões de anos trouxeram não só o recuo do Oceano, mas também uma acumulação de cerca de 10 metros de sedimentos, areias, argilas, e o óbvio aparecimento de rochas e fósseis que foram "conservados" desde então. Esta é a minha pequena conclusão de leigo, fica aqui lançado o desafio para a discussão e apresentação de mais fósseis da Gesteira e região.

1 comentário:

  1. Daqui do cimo do monte do Cabeço done se vê o o Caramulinho e o Bussaco da Alcoba, os fascinantes e misteriosos locais altos que tão altos são, temos um cabeço que não Marranhuça, isto é duna alta, mas antes uma formação calcária de coral do tempo do Cretáceo, do Tempo da greda, última era período da era mezóica que sucedeu ao famoso Jurássico.
    Toda a areia da Gândara do Escoural veio do Mar e aqui, do Escoural à Sequilha (Esquilha) um rio entrou no mar quando o seu fundo de coral subiu para a areia eolica o cobrir até há cerca de 60 anos.

    Muita História está por debaixo da areia dos meus quintais, quintas e pinhais.

    Abraço
    manel

    ResponderEliminar