quarta-feira, 14 de abril de 2010

Hoje e amanhã: Mais um satélite com dedo Gesteirense

Bom dia!

Por muito importantes que sejam as nossas raízes e o nosso passado, sobretudo para nos percebermos a nós próprios, mais importante ainda é aquilo que aspiramos ser e aquilo que efetivamente seremos.

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", concluiu Lavoisier no século XVIII. Não concordo com tudo, pois hoje conseguimos criar tanta coisa virtualmente, somos criadores natos, mesmo, por vezes, não criando nada concreto.

Assim foi com a Gesteira, que se transformou ao longo dos séculos, de uma região fértil em ribeiros, córregos, lagoas e abundante vegetação de arbustos, para o que é hoje, praticamente sem esses elementos, restam-nos as memórias.

Assim acontece com este nosso planeta, por vezes tão mal tratado por nós, à beira de crises sociais e de alterações climáticas que poderão ser irreversíveis.

É nesse contexto que foi definida e levada avante a missão Cryosat, e mais tarde Cryosat-2, para poder estudar a fundo e com dados muito precisos, as alterações das extensões de gelo do nosso planeta (calotes polares, gelo marítimo, gelos sazonais, etc).

Esta entrevista para a TV NET apresenta apenas mais uma contribuição onde um Gesteirense esteve envolvido.

1 comentário:

  1. Há um gandarês sempre a colocar um grão na engrenagem da vida que pula e avança.

    ResponderEliminar