Nomes de Baptismo
No que diz respeito aos nomes de baptismo (com mais ou menos precisão) a sua distribuição foi a seguinte: Para as mulheres, os três nomes mais comuns eram então Maria (15%), Isabel (10%) e Catarina (6%). No caso dos homens, os três nomes mais comuns eram Francisco (9%), Manuel (8%) e António (8%).Em cerca de 16% dos casos não me foi possível ler o nome de baptismo.
Naquele tempo, uma em cada três crianças dos sexo feminino era baptizada com o nome de Maria.
Localidades
O couto de Cadima era uma área Gandaresa muito vasta, que então englobava o que são hoje as freguesias de Cadima e da Sanguinheira. Antes de 1600 muitas das localidades que hoje existem nestas freguesias, ou não existiam, ou então tinham nomes diferentes. A lista que segue apresenta as localidades e o seu peso no que diz respeito ao número de baptizados registados entre 1573 e 1600.As 5 aldeias do Zambujal (sobretudo denominada na altura por Azambujal), Guimera, Cadima, Casal e Fervença (denominada muitas vezes de Ribeira) representariam cerca de 80% da população do couto de Cadima. Isto sem contar com os quase 13% de registos onde não é possível ver o local de naturalidade.
Há também a registar um baptizado de uma criança que não era natural do couto (Lemede) e o nome diferente de algumas localidades que ainda hoje existem (Póvoa, Lagoa Negra, Entraguas, Aljuriça, etc.)