Resumo de 100 anos de registos paroquiais de baptismo relativos à Taboeira. [1573-1673]
Primeiro registo de baptismo conhecido de pais residentes na Taboeira (ou Taboeiras): 28 de Outubro de 1609.
Total de crianças baptizadas durante o período de 1573 a 1673 de pais residentes na Taboeira: 33 (total de 2255 baptizados na freguesia de Cadima).
crianças do sexo masculino | crianças do sexo feminino | ilegíveis |
---|---|---|
19 | 13 | 1 |
Durante esse período de 100 anos foram identificadas 111 referências ao lugar da Taboeira, sobretudo como local de residência/naturalidade dos pais dos baptizados, mas também como padrinhos desses e doutras crianças do couto.
A tabela seguinte apresenta os residentes na Taboeira, durante o período de 1573 a 1673 que foram padrinhos de crianças do couto de Cadima. O número de ocorrências apresenta uma maneira de avaliar quem eram as pessoas e famílias mais importantes na Taboeira naqueles 100 anos, por serem mais requisitados para padrinhos e madrinhas, assim podemos distinguir as famílias de António Gonçalves, de Manuel Esteves e de Manuel António eram sem dúvidas as mais importantes daqueles 100 anos na Taboeira.
No que diz respeito ao lugar de origem de crianças onde foram padrinhos residentes da Taboeira, esta deverá ser confrontada com a população existente nos diversos lugares do couto, mas também a distância desses lugares para a Taboeira.
Assim sendo, residentes da Taboeira, aparecem como padrinhos mais frequentes da Fervença (bastante próxima e bastante populosa na altura), da Taboeira (das famílias importantes mencionadas anteriormente e por serem vizinhos/familiares), da Póvoa e da Guímera (também populosas na altura).
De referir que não existe qualquer padrinho ou madrinha residente na Taboeira para crianças do lugar do Zambujal, um dos mais populosos daquela época, talvez dada a distância (mais do dobro das outras localidades) e talvez também pela distância social que existia então entre os habitantes da Tabeira e lugares juntos e o Zambujal que fica nos limites do couto de Cadima, bem mais próximo de outros coutos (Outil, por exemplo) do que propriamente as localidades do couto de Cadima.
Aqui fica este artigo como pequena contribuição para o Grupo de Jovens da Taboeira, que levam a cabo um projecto interessante: "Á Descoberta das Origens da Taboeira" - ADOT.
Sem comentários:
Enviar um comentário