sábado, 16 de julho de 2011

Cultura: Bruxas e Lobisomens

Antes dos anos 50 (chegada da electricidade pública à Gesteira), tempo muito diferente do nosso pois vivia-se muito "na escuridão", as distâncias eram bem maiores, a solidão tinha outro significado, passava-se mais tempo à lareira, não havia televisão, havia apenas 2 ou 3 aparelhos de rádio na freguesia de Cadima, e telefones, internet, telemóveis, ou não se sabia bem o que era, ou nem se imaginava o que poderiam vir a ser!

Mas havia histórias deliciosas que passavam de pais para filhos, verdadeiras ou não, simples crenças ou factos? Não me cabe a mim fazer esse julgamento, mas todos nós temos um pouco dessas histórias "românticas" na nossa infância, na nossa cultura, nas nossas crenças, nos nossos receios.

Lembro-me ainda de ruas pouco iluminadas, em noites muito escuras, em que sair á noite era um martírio, sobretudo se a lua estivesse escondida algures por ter medo de alguma coisa que eu não sabia e que eu temia. Era nessas noites que eu recordava as histórias de bruxas, lobisomens e almas penadas. Qualquer ruído, qualquer calafrio trazia logo à imaginação a possibilidade de me cruzar com um lobisomen, ou de ser raptado por alguma bruxa voando na sua vassoura e com poderes para passar pelo buraco da fechadura.


Em plena década de cinquenta e, na aldeia, sem a luz eléctrica, as noites de lua cheia, deveriam ser as "melhores" alturas para alimentar estes personagens. Deveria ser arrepiante para as almas mais fracas e mais sensíveis.

As pessoas tinham medo do escuro, do envolvimento dos pinheiros, da suas própria sombra que por vezes pareceria estar viva e deslocar-se. Quantas vezes terão corrido no escuro a fugir da sua sombra... Que se transformava em monstros que pediam emprestada a sua voz aos pássaros nocturnos e aos ruídos que vinham das moitas e dos pinhais, tornando-os (aos monstros) muito mais reais.


Ora as bruxas que tinham pactos com o Diabo (vá de retro Satanás), que sacrificavam animais, que domavam os lobos, que voavam sentadas no cabo das vasssouras de giesta, que perseguiam as crianças, que entravam pelo buraco da fechadura para fazer maldades ou levar as crianças -supostamente para as iniciar, junto de um agrupamento no meio de um pinhal, à volta de uma fogueira-, podem apenas ter o objectivo de obrigar as crianças a não falar com estranhos, evitar sair da estrada a caminho de casa, ou dormir bem aconchegados para não apanharem frio, e obrigar a outros comportamentos. Mas já dizem os nossos vizinhos espanhóis: "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!"

Essa era outra altura ideal para se falar de bruxas (salvo seja...), daquelas que se deslocavam montadas no cabo de uma vassoura mágica, faziam poções maléficas, envenenavam as pessoas ou as transformavam em sapos. A Benfeita era fértil em sapos gordos, enormes, nojentos... "almas penadas" que quase nos perseguiam, aos saltos, quando à noite fugíamos para o areal.

Por outro lado, os lobisomens eram pessoas normais durante o dia, nossos vizinhos, amigos, familiares até, mas que tinham um feitiço, sendo condenados a percorrer sete vilas encasteladas em noite de lua cheia entre a meia-noite e o amanhecer, sendo meio-homens, meio-lobo ou meio-cavalo ou meio-outro animal qualquer, no qual se transformavam à meia-noite. Ora, na nossa Gândara os lobisomens não teriam muito sucesso, porque percorrer sete vilas encasteladas, estando o único castelo da Gândara em Montemor-o-Velho, teriam de percorrer quase todo o distrito de Coimbra...

Outra história curiosa da qual me recordo é da "mulher do mel". Até há algumas décadas atrás a nossa região sofria de uma extrema pobreza, o que levou à saída de muitas pessoas para o estrangeiro. Os que por cá ficaram continuavam o seu árduo trabalho para ganhar o pão de cada dia, nem sempre muito, nem sempre abundante. Quando as mães levavam as crianças para a lavoura, levavam geralmente um pouco de pão ou broa, e algumas vezes uma peça de fruta. Quando a fome apertava, davam o pão ou a broa às crianças e diziam-lhe que a mulher do mel estaria para passar por lá, trazendo mel para colocar no pão. As crianças ficavam esperando, com a esperança da passagem da mulher do mel, e como o tempo passava, e a mulher do mel nunca chegava, acabariam por comer o pão ou a broa e assim "matar a fome".



Hoje, as bruxas e os lobisomens têm outros nomes, são outras coisas, aparecem noutras situações, são os sinais dos tempos.

Crenças, Rezas e Benzeduras

Até há bem pouco tempo as pessoas acreditavam que as rezas e as orações as podiam proteger dos mais diversos males. Algumas dessas crenças que nos moldaram:

  • bruxas, geralmente pessoas solitárias e antipáticas, que só querem o mal dos outros, voavam no cabo de vassouras e queriam levar os meninos;
  • lobisomens, que era o nome dado a uma criatura que em noites de lua cheia se transformava em lobo ou outro animal e vagueava à procura de alguém que pudesse atacar, tendo de visitar sete vilas encasteladas entre a meia-noite e o amanhecer. Por essa razão se dizia que não era aconselhável sair nessas noites;
  • passar debaixo de uma escada, traz má sorte, passar de novo, elimina a maldição;
  • gatos pretos;
  • quebrar um espelho, dava sete anos de azar;
  • olhar-se ao espelho à meia-noite em ponto, poderia ver-se o diabo (e nós eramos uns diabinhos);
  • trabalhar aos Domingos, para além de ser pecado, está gravado na lua, o homem que trabalhou ao Domingo ainda por lá anda e se consegue ver a partir da terra nas noites de lua cheia;
  • se tiverem mais histórias/crenças envim-me que as publicarei aqui.

As orações, rezas ou benzeduras, eram as soluções o tratamento de muitos problemas que afectavam os nossos antepassados.

Actualmente, ainda há quem acredite na força das benzeduras e orações, defumadouros e outros tratamentos para resolverem os seus problemas. O mais comum na nossa aldeia era sem dúvida o mau olhado. Havia a crença de que a maioria das pessoas colocavam o maiu olhado sem o querer, simplesmente tinham um olhar muito forte, outros era por inveja ou por maldade mesmo.


Mau Olhado


O mau olhado (quebranto) podia ser lançado sobre um pessoa apenas com um olhar algumas vezes de forma inconsciente, mas quase sempre por inveja ou por maldade. Este causava cansaço, sono, e sobretudo dores de cabeça. O efeito só desapareceria depois de muito descanso ou de rezas.

Oração (para tirar o quebranto)

Usar um prato com água onde se coloca uma pinga de azeite após cada reza (feita sempre em número ímpar). Se esta não se espalhar na água é porque a pessoa mencionada não tem quebranto, se se espalhar é necessário fazer (em número ímpar) a reza até sete vezes para controlar a dispersão do azeite até desaparecer (se possível) ou passarem as dores da pessoa.

A reza tem muitas variações, mas a da nossa região é mais ou menos assim:
(Benzendo-se) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

[Nome da pessoa] tu tens quebranto, dois te puseram, três te hão-de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar em nome das três pessoas da Santíssima Trindade que é (benzendo-se) o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ámen. 

Sem comentários:

Enviar um comentário