domingo, 15 de maio de 2011

Baú da Gesteira: Os primeiros 100 anos trentinos da Gesteira

 Resumo de 100 anos de registos paroquiais de baptismo relativos à Gesteira. [1573-1673]

Primeiro registo de baptismo conhecido de pais residentes na Gesteira (ou Giesteira, na altura): 12 de Julho de 1626.


Total de crianças baptizadas durante o período de 1573 a 1673 de pais residentes na Gesteira: 28 (total de 2255 baptizados no couto de Cadima).

crianças do sexo masculinocrianças do sexo femininoilegíveis
9190

Durante esse período de 100 anos foram identificadas 84 referências ao lugar da Gesteira, sobretudo como local de residência/naturalidade dos pais dos baptizados, mas também como padrinhos desses e doutras crianças do couto.

A tabela seguinte apresenta os residentes na Gesteira, durante o período de 1573 a 1673 que foram padrinhos de crianças do couto de Cadima. O número de ocorrências apresenta uma maneira de avaliar quem eram as pessoas e famílias mais importantes na Gesteira naqueles 100 anos, por serem mais requisitados para padrinhos e madrinhas (obviamente também por serem familiares e/ou vizinhos), assim podemos distinguir as famílias Romião, Faim, Nicolau e Gomes.


No que diz respeito ao lugar de origem de crianças onde foram padrinhos residentes da Gesteira, esta deverá ser confrontada com a população existente nos diversos lugares do couto, mas também a distância desses lugares para a Gesteira.

Assim sendo, residentes da Gesteira, aparecem como padrinhos mais frequentes na própria Gesteira e na vizinha Sanguinheira.



Os padrinhos das crianças baptizadas na Gesteira durante aquele período eram moradores nas seguintes aldeias.
 


As famílias que existiam na Gesteira, e que baptizaram crianças entre 1626 a 1673 são as seguintes:
 


Para além destas famílias existiam pelo menos as famílias também mencionadas na tabela dos padrinhos originários da Gesteira (ver acima). Num período de cerca de 50 anos houve mais de 20 famílias na Gesteira, e isto numa altura embrionária da aldeia.



(Investigação a ser continuada quando o tempo o permitir)

Sem comentários:

Enviar um comentário